sábado, 10 de outubro de 2020

Chuvas no mês de Outubro são anormais para os estados do norte nordestino?

 Chuvas no mês de Outubro são anormais para os estados do norte nordestino?

    A resposta é não, mas vamos entender então porque quando chove neste mês principalmente com trovoadas faz as pessoas estranharem a situação. 

       Para começar, precisamos entender que a região nordeste do Brasil pode ser subdividida em até 3 regiões de climatologia diferente na questão da  precipitação. As chuvas começam primeiramente pelo sul da Bahia, sul do Maranhão e do Piaui e em alguns anos até mesmo na região de Petrolina-PE a partir de Outubro, mas o pico de chuvas nestes locais é entre Dezembro e Janeiro. Quando se fala  em sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, norte do Piauí e do Maranhão, as primeiras chuvas volumosas já podem acontecer no mês de Dezembro, mas o pico das chuvas acontece entre Março e Abril, e quando falamos em zona da mata, agreste e costa leste, temos o pico das chuvas entre Junho e Julho.

       Devido a posição geográfica, a região nordeste esta sujeita a extremos como secas severas e muitas chuvas em curto espaço de tempo, como descrito anteriormente, cada subdivisão no comportamento das chuvas possui seus sistemas meteorológicos específicos, devido aos fenômenos atmosféricos estarem sempre em movimento, algumas atuações de  frentes por exemplo, as vezes saem um pouco do ''padrão'' que a climatologia classifica como normal pra determinado mês ou determinada área, isto acaba ocasionando reflexos em outras áreas que não são comuns  terem atuação desse sistema, muitas vezes, as chuvas em Outubro e Novembro no norte nordestino estão relacionadas direta ou indiretamente a atuação de frentes ou de outros sistemas que provocam as chuvas na Bahia.

      Outubro e Novembro nos estados do norte nordestino são considerados meses da estação seca, mas isso não significa ausência total de chuvas, geralmente as chuvas neste período do ano são isoladas (atinge poucas ou apenas uma cidade) e rápidas, porém já ouve registros de eventos extremos com chuvas fortes e volumosas nestes meses, apesar disto as chuvas são sempre registradas em poucos dias (3-5). Lembraremos abaixo alguns eventos significativos de chuvas em outubro e novembro no norte nordestino.

Em Outubro de 2010 a Paraíba registrou chuvas superior a 200 mm  segundo os dados da AESA.


Em Outubro de 2011 novamente as chuvas ultrapassaram os 200 mm no sertão Paraibano

No Ceará Outubro de 2010 também registrou chuvas superiores a 200 mm segundo a FUNCEME
Novembro de 2018 registrou volumes superiores a 100 mm no cariri cearense, o destaque foi Lavras de Mangabeira com 238 mm.


Os caçadores Extreme também registraram  chuvas em Outubro, confira alguns momentos.

                                                 Currais Novos RN  (16/10/2018)
                                                 Tianguá-CE 14/10/2018
                                               São Miguel -RN 16/10/2018
                                               Frei Martinho 16/10/2018
                                                 Caraúbas-RN 18/10/2019
Tianguá-CE 20/10/2019
Teresina-PI 11/10/2019

       Finalizo esclarecendo que Outubro e Novembro são meses que fazem parte do período de estiagem no norte nordestino, mas estão sujeitos e eventos de chuvas, sendo na maioria das vezes de forma isolada e rápida.

Matéria escrita por Everton Araújo (Professor de Geografia e Pesquisador em Climatologia). 

Acompanhe nossas redes
    Instagran https://www.instagram.com/extreme_borborema/?fbclid=IwAR1uEaYcBRoNFRxl3XGY2aDYgeVa31MLZDmtjkFx95oIWEXMcwKjAaa2h4c












Nenhum comentário:

Postar um comentário